Participante Trapaceou AO VIVO na TV?

Olá amigos, tudo bem com vocês? Dentre vários vídeos e várias análises feitas, nenhuma me fez rir tanto, quanto essa que vou relatar para vocês. Essa foi, inclusive, a análise em meu canal que contou com mais visualizações até hoje (atualmente quase 8 milhões de views). O vídeo chama-se: “Participante Trapaceou em Programa de TV?”. 

Nesse vídeo comento sobre uma situação polêmica e curiosa, onde supostamente um participante de um dos programas da emissora SBT, poderia ter “trapaceado” para ganhar uma premiação em um daqueles sorteios de programas de auditório. O que será que eu observei?

Pra quem não sabe: o programa “roda roda Jequiti” acontece semanalmente na emissora do Silvio Santos (SBT), onde os consultores  e clientes da Empresa de Cosméticos, Jequiti  são sorteados e convidados para o programa e lá participam de uma série de jogos valendo uma premiação em dinheiro. E tem um determinado momento  no qual eles precisam sortear um nome onde o sorteado também ganha alguma espécie de prêmio.

SITUAÇÃO INUSITADA: 

Aconteceu então que em um dos episódios, um participante chamado Matheus foi realizar o sorteio e quando ele pega o papel no meio do monte e vai ler o nome da pessoa que ganhou ele tem uma “grande surpresa”; pois acaba que ele sorteia o seu próprio nome, ou seja ele pegou o nome dele e acabou de ganhar mais um prêmio, o que realmente é bem impressionante , será verdade ou rolou tramoia? 

A própria emissora de TV SBT, veio a público, falando na imprensa que não foi armação e eu resolvi analisar o vídeo desse trecho da premiação para ver se encontrava ali sinais de incongruências, vamos rever essa análise?

O Participante esboça “surpresa” ao saber que foi sorteado por si próprio.

SERIA SORTE?

No momento em que a cena mostra o participante se dirigindo ao baú de papéis jogando uma boa quantidade pra cima mostrando que ele que está “escolhendo” um papel para contemplar  ele tira um papel e fica segurando na mão esperando a apresentadora ler um nome que ela também pegou, em seguida ela vai para o papel dele pra ler e a hora em que a apresentadora  lê o papel que estava na mão dele, miraculosamente descobre que o rapaz sorteou ele mesmo, aí ele solta um “ é o que ?????”   fica encabulado, surpreso a plateia aplaude Matheus e ele diz que realmente é o nome dele. 

SURPRESA FALSA?:

O primeiro ponto a ser falado é essa reação de surpresa “antecipada” dele quando ouve seu nome, isso por si só já é muito esquisito porque ela (a apresentadora) não fala o nome inteiro dele , simplesmente diz Antônio Matheus… Ao que ele já responde, em tom surpreso “É o que?”

E onde entra o “fator suspeito” nisso? Bem, vamos supor que eu chamasse  João Pedro de Paula da Silva, e alguém falasse; João Pedro e na sequencia eu já falasse “sou eu, só pode ser eu , num auditório cheio de gente com varias pessoas  e aquele baú cheio com os nomes de vendedores da Jequiti de TODO Brasil,  João Pedro só pode ser eu mesmo”.
É um ponto esquisito, mas também é passível da pessoa se sentir surpresa, ela realmente  pode achar que foi ela, porém analise comigo essa ”surpresa”

Primeira coisa; eu não vi uma sincronia emocional quando ele dispara: É o que???. Conforme descrito por Ekman no livro Emotions Revealed , como uma emoção tem uma velocidade de processamento muito mais rápido a tendência é que a gente processe a emoção no cérebro a fibra muscular gere uma expressão facial e na sequência a gente consegue expressar ali outros comportamentos como por exemplo, bater numa mesa, se afastar ou verbalizar uma informação e aqui nesse momento vejo  que ele começa a verbalização antes, no meio da fala dele e ele faz a expressão de surpresa ali, coloco um ponto negativo aqui nesta expressão de “surpresa”. Outro fator interessante é que essa expressão de surpresa (do participante Matheus), não é sucedida diretamente, sequencialmente por outra emoção. 

Conforme já foi observado em outras análises e também já foi citado no livro Emotions Reveled e também no livro Telling lies , uma emoção de surpressa é a que tem a duração mais curta porque ela é uma emoção sem qualificação, é uma emoção neutra. Logo é muito comum, que uma outra expressão emocional apareça imediatamente após uma expressão de surpresa. Tais como, surpresa -raiva, surpresa- medo.

E nesse momento não é isso que consegui observar no Mateus  , ele faz surpresa e volta expressar a face neutra, ou seja é menos um ponto , no quesito “genúino” pra essa expressão de “surpresa”. O tempo médio de duração de uma expressão de surpresa pra se transformar em outra emoção é de no máximo um segundo.

A VOZ DE SURPRESO?

Por ultimo eu observei  a vocalização dele que soou muito fina quando fala:
“É oqueeeee?” Como está constatado na tabela de pesquisas do protocolo  Scans, quando temos uma fabricação emocional da surpresa o comportamento vocal que mais ocorre é um ponto de intensidade no aumento do tom vocal. Como temos apenas um ponto de intensidade, seria algo um pouco mais diferente do que o normal ou seja é uma escala um pouco acima do nosso tom vocal normal, então por exemplo: se eu tivesse surpreso eu falaria no meu tom “normal” sem alterar tanto o timbre de voz como noto neste momento no participante do programa (cuja voz fica MUITO fina, com certeza mais do que uma mera escala acima de seu tom padrão). Destaco  que esse tipo de comportamento vocal é mais comum na raiva e no medo segundo a tabela do protocolo  cientifico Scans.

PONTO CRUCIAL:

 Primeiro ponto antes dele começar a buscar os papeis ali na caixa do sorteio eu pude observar que ele estava de relógio, o que não deixa de ser um objeto normal, mas neste caso dado o contexto na combinação de vários outros sinais, pode sim ser um compartimento pra esconder um bilhete ou qualquer outra coisa, tendo em vista os ilusionistas que fazem uso de relógios, bolsos, bonés para guardar objetos, itens dos truques de mágica deles.

Também é interessante eu mencionar que quando vai começar o sorteio, um pouquinho antes está passando um comercial para todos no auditório ou seja a câmera não estava filmando ele, isso na mágica é chamada de MISDIRECTION é quando eu pego a atenção do público e coloco em outro foco, outro estímulo enquanto realizo a mágica num “ponto cego”. Então com o comercial rolando a pessoa teria tempo suficiente pra pegar um papel do relógio e passar para outra mão, sorrateiramente.

HORA DA TRAMOIA?

Enfim, todos no auditório terminam de ver o comercial, inclusive os apresentadores e os participantes (Mateus também), e nesse exato momento vemos algo nas mãos de Mateus, adivinhe só? Exatamente; uma movimentação incongruente (como se estivesse movendo algo de uma mão para outra).

Estaria Matheus passando o bilhete com “o próprio nome” de uma mão, para outra?

Comparando com a mão da apresentadora  quando ela está abaixando pra pegar os papeis então as duas mãos dela estão separadas , paralelas e descendo e ao mesmo tempo ABERTAS pra pegar os papeis.

A apresentadora, por sua vez, desce com as mãos abertas e separadas para pegar os papéis, por que será que Matheus estaria com as mãos tão próximas neste momento?

O que consigo observar no participante Matheus neste momento, é que suas mãos descem de forma desalinhada, não paralelas como as da apresentadora. Se levarmos em conta o fato dele estar com as mãos muito próximas antes (imagem acima) podemos entender essa posição das mãos dele como no mínimo esquisitas, certo?

Além das mãos não descerem paralelas a mão que está fechada desce um pouquinho depois do que a primeira mão que está aberta (se eu tivesse ajeitando um papel dentro dela, eu daria um delay de tempo ali pra ninguém ver enquanto desço o outro braço).

Então durante o momento do sorteio, de fato, enquanto o participante está jogando os papeis, pegando vários papeis ali eu consegui observar que ele está procurando os papeis com uma abertura de mão diferente: Uma mão dele fica fechada e a outra aberta procurando papeis, novamente reforço que é uma abertura estranha mesmo, pois se o intuito é “pegar papéis” por que eu ficaria com uma mão fechada movimentando ela dentro do baú?

Ele pegava os papéis de forma estranha, uma das mãos estava quase fechada e a outra aberta, por que será? Já tinha algo naquela mão que estava mais “fechada”?

 Por fim a hora que ele para de jogar os papeis e vejo ali que ele traz esse papel virado pra cima, pra ele e posso supor que houve um (facial chekin) que é quando eu quero olhar pra confirmar uma informação e consigo observar ali contrações na região zigomática, deixando o lábio em arco, (com a barriga pra baixo) deixando a forma de um pseudo sorriso podendo ser uma micro expressão de felicidade, ora, se eu não sei quem é que foi comtemplado ainda, porque ficaria feliz em ler um nome num papel? 

Por que ele estaria olhando pra baixo ao pegar o bilhete? Por que ele ficaria feliz ao ver o bilhete?

Então após todo esse sorteio, temos aquela famigerada expressão de “surpresa”, que aparenta muito não ser genuína.

CONCLUSÃO:

A própria emissora, na época emitiu uma nota reconhecendo minha análise, porém, dizendo que na visão técnica deles, ninguém tinha “trapaceado” naquele programa.

Eu não julgo ninguém, nem o participante, nem o programa, mas observo possíveis incoerências sempre que posso, e tento comentar de forma técnica. A respeito desse episódio, me lembro da fábula do “bobo das moedas”, um homem que era tido como entretenimento público por não saber reconhecer a diferença entre os valores de diferentes moedas. Lhe apresentavam uma moeda de valor pequeno (5 centavos) e ele ficava deslumbrado, perguntavam se ele queria trocar por outra de maior valor (mostrando lhe uma moeda de 1 real, por exemplo) e ele dizia que não, que adorava aquela cor de moeda (de 5 centavos), todos riam, e voltavam no dia seguinte para “brincar” com o “bobo”.

Moral da história: Todos riam, ele nunca fazia a distinção correta de valores, mas todo dia ele estava recebendo seu dinheirinho, será que ele assim o estaria se afirmasse saber a diferença entre os valores? Quem sabe, eu só analiso.

Deixe uma resposta