QUAL O MAIOR SINAL DE UM MENTIROSO?

Você sabe qual é o maior sinal de linguagem corporal de uma pessoa quando ela está mentindo?

Fala galera! Sou Vitor Santos especialista em Linguagem Corporal, perito técnico das microexpressões faciais certificado internacionalmente pelo Paul Ekman Group, investigador profissional pela CODI-SP e criador do maior canal de Linguagem Corporal do Mundo, o Metaforando. E hoje vou responder uma pergunta que me fazem sempre_ “Vitor, qual é o maior, o mais confiável sinal de mentira na linguagem corporal de alguém?”.

Muita gente tem essa duvida, e oque eu devo observar para detectar esse sinal Vitor? É o olho? A pessoa que olha pra lá e pra cá está mentindo? é o toque? Coçou o nariz, coçou a cabeça, está mentindo?! Ou será uma determinada expressão facial? Oque é? Vamos lá! resumindo, a primeira coisa que eu preciso falar sobre detectar mentiras é oque é na verdade a mentira em si. Basicamente tenho estudado que a conduta dissimulativa, (essa é forma científica de se referir à mentira) é uma sequência de comportamentos tomados de forma deliberada em prol da enganação, o individuo vai alterar e manipular informações criando uma informação nova ou omitir uma informação importante, e omissão também é mentira e tudo isso com o objetivo de enganar alguém e fazer a pessoa acreditar que a versão que ela está contando é a verdadeira, isso é DISSIMULAÇÃO.

Quando a pessoa mente dentre várias outras coisas acaba associando experiências emocionais, por exemplo, ela pode ter medo ser descoberta, pode experiênciar felicidade por estar conseguindo enganar determinada pessoa importante e dentro desses vários processos emocionais há uma tentativa corporal de mascarar a verdadeira emoção conforme descrito no livro “Guetting to the Truth” a pessoa tenta se autocontrolar então o corpo dela controla a emoção que o cérebro pode estar enviando na tentativa de fazer uma estória que seja crível, não querendo revelar a sua verdadeira emoção pela linguagem corporal forçando um autocontrole, assim surgem os sinais não verbais incongruentes; negação com a cabeça, shurag, auto toque, alteração no fluxo de toques, microexpressões faciais, enfim, dentre vários sinais de vários canais especificamente seis canais não verbais aparecem em alguém que está dissimulando.

SINAIS DE UM MENTIROSO? A HORA DA VERDADE!

E você deve estar perguntando: “_Vitor, e qual desses sinais é o mais certeiro para detectar a dissimulação?” Estou escrevendo aqui para te dar à resposta direta e reta que é: – Nenhum deles meus Caros! Exatamente isso, não existe sinal da mentira, já comentei em alguns vídeos do meu canal Metaforando, mas vou resumir aqui, cientificamente dizendo não existe O sinal da mentira, não existe um sinal que indica que sempre que a pessoa faz aquilo ela está mentindo existem sim, análises multicanais, se você quiser analisar só as expressões faciais, tipo só os olhos ou só os gestos, reforço aqui que analisar apenas um canal é pouco para detectar uma incongruência, por isso que a temos o protocolo SCANS (Six Channel Analyses), ou seja, a análise de seis canais, uma análise multicanal conforme a literatura científica tem comprovado ao longo dos anos tem uma precisão muito maior do que analisar apenas um canal, isso falando em detecção de mentira, o próprio artigo do Aldert Vrij bem recente mostra que quando você analisa respostas psicofisologicas, respostas verbais e paraverbais e ainda a linguagem corporal você tem uma precisão maior que 78% em dissimulação, em analisar de forma correta se alguém está mentindo isso analisando todos esses canais que basicamente é o SCANS -6 canais então observem, se você tentar analisar de forma “solo” é complicado você pode não ter precisão em suas deduções.

Agora vamos supor que uma pessoa queira pegar um sinal aqui outro ali e pronto concluir que aquela tal pessoa dissimulou com apenas algumas informações de sinais, ela não poderá afirmar se essa pessoa está mentindo de fato, Conforme pesquisas também sustentadas no protocolo SCANS, inclusive baseadas em outros estudos sobre neurorespostas da neurociências mostram que nosso cérebro reage até 7 segundos após um estímulo, de forma majoritária as respostas serão associadas aquele estímulo, a partir deste princípio criou-se a regra 3-2-7 inclusive tenho um vídeo especifico no meu canal Metaforando, essa regra é utilizada para que você analise corretamente a dissimulação e conclua com mais precisão, ela diz que você precisa de pelo menos 3 sinais não verbais diferentes que sejam de pelo menos 2 canais diferentes em até 7 segundos após um estímulo crítico, enfim eu trouxe toda essa informação aqui para falar para você que NÃO existe o famoso sinal matador, não existe! Eu até gostaria de falar pra você caso ele existisse, mas aí não teríamos as análises dos peritos como eu, seria muito fácil de detectar mentiras, tipo fez tal sinal=mentiu, não definitivamente não é tão mamão com açúcar assim.

E tem outro conceito que vou deixar aqui para vocês associando essa ideia de que além da linguagem Corporal é necessário que vocês cultivem o hábito de “Gathering information” traduzindo é o acúmulo de informações é você reunir mais informações, esse conceito é muito utilizado no meio policial no meio de investigações que é basicamente você não se contentar com apenas uma fonte de informações, por exemplo, eu posso obter informações apenas observando a linguagem corporal, esse é um ponto, uma outra forma de colher mais informações é você aplicar o conceito do Gathering information vai obter informações, por exemplo, pesquisando mais sobre o caso através de buscas de notícias e matérias na internet, procurando num banco de dados, por exemplo no JUSBRASIL ver como está o caso dessa pessoa na justiça, ou seja, sempre obter o maior número de informações possíveis utilizando de várias fontes que estão a nossa disposição, esse conceito inclusive foi passado em minha graduação profissional de detetive e que eu também utilizo até hoje nas minhas análises e trabalhos específicos de investigação, portanto meus caros lembrem–se sempre de procurar explicações que tenham embasamento científico, procurar mais de uma explicação, ver mais de um canal, não só linguagem corporal, veja sobre investigação, faz uma busca num canal jurídico a respeito da pessoa em qualquer caso que você queira analisar certo?!

É isso! finalizo aqui espero que vocês usem essas ferramentas para se precaverem de pessoas dissimuladas.

Transcrição – Equipe Metaforando.

Deixe uma resposta