O Detetive fictício Sherlock Holmes já foi trazido a vida por vários atores, desde o saudoso Basil Rathbone até o mais recente e brilhante Benedict Cumberbatch as habilidades dedutivas de Holmes bem como sua memória e a velocidade de seu raciocínio lógico são impressionantes, consideradas sub-humanas e por vezes tratadas como impossíveis de se atingir a realidade, há porem pessoas que conseguem atingir essa capacidade dedutiva, hoje vamos falar para vocês de três delas que já chegaram ao nível sherlockiano da dedução.

- O PROFESSOR DE MEDICINA JOSEPH BELL
Dr. Joseph Bell, professor de medicina da universidade de Edimburgo no século XIX teve como seu aluno Sr. Arthur Conan Doyle, o criador de Sherlock Holmes, o próprio Conan Doyle já relatou que a personalidade de seu professor foi a base pra moldar o comportamento de Holmes, ele se baseava em aplicar oque ele chamou de “O Método” para deduzir os seus pacientes, ele dizia que era necessário observar todos os detalhes com cautela, deduzir até que se chegasse a uma hipótese, comprovar a hipótese com evidências sólidas. Além de professor Dr. Joseph Bell era um grande pesquisador no campo da ciência forense, sendo considerado por muitos o pai das investigações científicas como por exemplo num caso em que ele foi convidado a trabalhar apenas para dar o seu parecer no óbito da jovem Elisabeth Chanthler uma professora de Francês que segundo seu marido havia acordado repentinamente apresentando sintomas de sufocamento como se estivesse engasgada com algo, e quando ele chegou no quarto sentiu um forte cheiro de gás acusando que deveria estar havendo um vazamento de gás devido a um cano quebrado no quarto onde estava Elizabeth, mas Dr. Joseph Bell sentiu que havia algo errado naquela situação, então ele examinou o corpo da jovem que não havia morrido ainda, mas estava em péssimas condições e não sentiu o cheiro de gás emanando de sua boca, por isso decidiu levar a fronha do travesseiro da professora para que pudesse analisar posteriormente.

O médico Joseph Bell analisou o caso de perto, algumas horas depois da morte de Elisabeth ele examinou o odor de seus olhos, não era possível sentir cheiro algum de gás e após entrevistar os empregados do casal descobriu que o marido da jovem professora tinha problemas com álcool, embriaguez e era um homem muito violento, então resolveu até, checar as contas dele e descobriu que ele tinha muitas dívidas para pagar, por conta de bebidas e noites em bordéis, descobriu ainda que além dele ser extremamente violento com sua esposa havia feito um seguro de vida pra ela seis meses antes de sua morte, porem foi ao analisar a fronha de Elizabete que o Dr. Joseph Bell encontrou a prova do crime, pelo vômito da jovem ele encontrou amostras de ópio, o mesmo material que ele havia encontrado dias antes no escritório do marido da professora quando fez uma inspeção secreta na casa do casal e deduziu que aquele produto havia sido comprado poucos dias antes da morte de Elizabeth, ele então foi preso e interrogado e acabou confessando que havia envenenado sua esposa com ópio.
2- JEROME CAMINADA O DETETIVE OFICIAL DE POLICIA
Filho de Imigrantes nascido e criado em Manchester, Jerome Caminada que foi promovido ainda jovem com pouco mais de 23 anos como detetive oficial da polícia é considerado o verdadeiro Sherlock Holmes da vida real, isso se deve porque o detetive atuou no mesmo período que as estórias de Holmes se passam, durante a era vitoriana, era conhecido por se disfarçar muito bem no meio dos civis e por ter uma dedução aguçada que lhe rendeu uma das prisões mais famosas da história,a de Bob Horridge, considerado o inimigo público número um em Manchester de 1880 um criminoso que atacou fisicamente e roubou cidadãos da cidade Manshester durante 20 anos, e ao ser preso pela primeira vez jurou matar o responsável por sua prisão, o ainda jovem e inexperiente detetive Caminada. Aconteceu que após ser solto, um ladrão habilidoso e violento com suas vitimas voltou a praticar seus crimes sendo absolvido mais de uma vez por falta de provas e evidencias e muitas vezes realizando fugas incríveis como mergulhar num rio e se camuflar após nocautear um guarda policial, ele era praticamente intocável , foi somente em julho de 1887 após Bob Horridge assaltar uma loja de sapatos e quase assassinar dois policiais com arma de fogo que foi autorizada a prisão e perseguição dele e claro foi o detetive Caminada quem pediu para caçar esse criminoso pessoalmente, Bob Horridge fugiu para Liverpool e Jerome Caminada disfarçado como civil local identificou Horridge pela sua Linguagem Corporal ao caminhar e pela maneira suspeita de como segurava a arma, ele espreitou o criminoso e sorrateiramente lhe rendeu com uma arma nas costas dominando o seu inimigo e o sentenciando a cadeia até o fim de seus dias.

3- COLIN CLOUD O ILUSIONISTA FORENSE – SHERLOCK HOLMES DA VIDA REAL
O Ilusionista Forense Colin Cloud como ele mesmo se denomina é também um mentalista Escocês que possui habilidades congnitivas altamente desenvolvidas como memória, atenção e dedução sendo capaz de deduzir a profissão de uma estranha em uma estação de trem, ao se aproximar dela ele já diz: — Você é Amy, certo? (observando oque estava escrito a caneta no seu copo de café descartável que ela acabara de comprar na cafeteria) deduziu que ela praticava corrida, pois ele observou também seus joelhos e deduziu que a jovem havia lesionado o calcanhar a pouco tempo, ela ficou impressionada! Além disso, o mentalista Colin consegue deduzir que a jovem havia comido espaguete com almondegas na noite passada apenas cheirando suas mãos. Oh! My God! Colin surpreende até mesmo para memorizar a sequência de cartas distribuídas aleatoriamente e ao vivo em um de seus shows, ele também afirma ser um grande fã de Sherlock Holmes e sua formação em investigação forense permite ser tão assertivo em suas deduções quanto o próprio Sherlock Holmes, ele diz que há mais de 10 anos tem estudado sobre comportamento humano e como entender as pessoas, no Reino Unido ele já é conhecido como o atual Sherlock Holmes na vida real e vem mudando a forma de como muitos enxergam a arte do mentalismo e ilusionismo especialmente por ser uma pessoa dedicada a estudos da mente.

Obrigado e continuem conosco!
Transcrição – Equipe Metaforando